‘Chignon’ é o nome francês para coque, qualquer um deles: de bailarina, ‘banana’, de nó, redondinho, alto, baixo… E o ‘chignon romantique’ é só mais um nome para um dos penteados mais comuns entre as francesas, não necessariamente um coque, mas fácil, facÃlimo de fazer. Â já nos desfiles de março vimos muitas mulheres com esse penteado (fizemos até um post sobre cabelos das convidadas nos desfiles), e agora em outubro não foi diferente, muitas delas o usavam nas ruas, lojas, desfiles, restaurantes, no trabalho… Eu mesma passei a usá-lo desde que aprendi a fazê-lo, e agora vocês poderão também aprender e, melhor, com várias dicas para dar certo “de cara” (já que apanhei um pouco no inÃcio no meu sistema de tentativa e erro…).
Então vamos lá! você vai precisar de:
– um elástico grande, daqueles que são para ser usados como tiara. Aqui, separei dois para vocês verem, um preto básico, liso, e outro bordado.
– grampos (dependendo do cabelo não será preciso)
– pomada (eu usei a S-Factor Spun Satin)
– spray (Vivacious Hairspray)
– spray de brilho (Shiny Happy People ou o Alfaparf Semi di Lino Diamante Illuminating Finish). Estes são opcionais mas dão um acabamento lindo ao penteado.
O cabelo pode ser dividido ao meio ou de lado. você decide!
Duas dicas para você ter melhores resultados: fica melhor se você fizer no cabelo um dia após lavá-lo; ele “segura” mais. Se o seu cabelo for oleoso, liso demais, ou que não segura muito nenhum penteado, use um pouquinho de pomada no comprimento. não exagere, senão fica muito pesado! Olha o quanto eu usei:
Vamos começar: coloque o elástico ao redor da cabeça, como colocaria uma coroa. Quanto mais frouxo o elástico, mais fácil fica arrumar o cabelo. Mas não pode ser nem muito frouxo, nem muito apertado, ambos não seguram o penteado.
Vá pegando mechas do cabelo, torcendo-as (pouco!) e prenda, uma a uma, atrás do elástico. Simples: mecha, torça, prenda. Mecha, torça, prenda. E assim vai ao redor de toda a cabeça. Só atrás que fica diferente (é mais fácil): é só prender o cabelo no elástico, sem se preocupar em torcer a mecha. não se preocupe em ficar muito ‘certinho’ ou arrumado, a graça está em ficar meio ‘messy’, bagunçadinho. Senão fica com cara de penteado de festa muito arrumadinho.
Os espaços que aparecem são simples de serem consertados: basta soltar a mecha e torcê-la menos antes de prendê-la atrás do elástico.
Aqui, antes de consertar os espaços.
Após soltar algumas mechas que percebi estarem espaçadas. Sério: é beeeeeeem fácil!
Pronto!
Vejam que lindo com o elástico bordado. O processo se repete, o resultado é o mesmo mas o acabamento é mais ‘bacana’ por causa do elástico com os cristais.
Eu não penteio muito o cabelo antes para ficar mais ‘displicente’. Eu acredito que a graça deste ‘chignon’ é mantê-lo assim, com cara de “eu mesma que fiz”.
Escondo os últimos fios e… pronto!
Spray fixador para finalizar e um pouquinho do de brilho também! Fácil, não?
Gostaram? Queremos saber o que acharam!
Para quem perguntou nos últimos posts, todos os produtos foram adquiridos no Beleza na Web, site com produtos ótimos (e preços idem) que entrega em todo o Brasil.
Publipost
Fotos: Bettys
Adoro coques e vivo procurando fotos que me inspirem…
O coque banana já foi hit, depois saiu de moda, voltou, saiu e voltou! Achei chiquérrima a Kim Kardashian com ele.
Eu acho que ela fez este cabelo para esse evento aqui…
Eu tiro o chapéu para o maquiador e o cabeleireiro dela!!!
Fotos: Reprodução
A atriz Kate Hudson, é super antenada, foi uma das primeiras celebridades de Hollywood a aderir ao coque alto, na época até postei foto aqui. Hoje ela saiu com um coque com as pontas do cabelo espetadas. Será que vai virar tendência???